sexta-feira, 22 de junho de 2012

Passeata dos estudantes em Guapimirim???


Ontem, fui procurado por uma autoridade, responsável por uma das instituições de segurança que atuam em nosso Município. Ele me questionou sobre a passeata realizada por estudantes do C.E. Alcindo Guanabara no dia 20/06/2012 (quarta-feira). Quis saber se a diretoria da UMES-GUAPI estava no evento ou até mesmo outros alunos de escolas e Grêmios como o Nova Geração, Unidos pelo Alvina ou Força Jovem do Simão.
Respondi a ele que no momento da passeata estava em Magé, saindo de uma reunião com a direção Pedagógica da Serrana I (Profª Ana Pimenta e Prof. Claúdio Castro) estavam presente também professores e diretores de escolas, alunos da rede estadual e diretores de Grêmios estudantis dos Colégios Cortume Carioca, Prof. Alvina Valério e Simão da Motta. A pauta foi sobre avaliação externa (resolução 4437/2010) e Portaria 174/2011 SEEDUC/SUGEN avaliação interna. Fui convidado como representante da UMES-GUAPI e por ser aluno da FAETEC-GUAPIMIRIM.
Ele continuou o questionamento dizendo:
-A UMES-GUAPI, tem seus atos contitutivos registrado em cartório,  CNPJ, é reconhecida pelas Secretarias Municipal e Estadual de Educação, esta Filiada a UEES/RJ, a UBES e UNE, você esta como Presidente até Dezembro, apesar de ser uma instituição criada a pouco tempo em nossa Cidade, tem um trabalho Fundamental em nossa sociedade, aplaudo vocês por essa iniciativa de ter criado a UMES, em Guapimirim.
Não te causa estranheza não terem te convidado para esse evento?
Respondi :
Não. O movimento estudantil é independente. Os alunos do C.E. Alcindo Guanabara e os demais alunos, não devem explicações  a UMES-GUAPI em relação a eventos promovidos por eles ou suas respectivas escola. Incluse os Grêmios estudantis quando constituído e registrado na Secretaria de Educação e associações estudantis correspondentes, tem essa autonomia firmada em estatuto próprio.
Na minha opinião, uma das funções da UMES-GUAPI, é orientar os estudantes sobre nossos direitos e deveres, como Presidente (licenciado*) sempre pautei pela ética, transparência, renovação e independência do movimento estudantil. Prova disso é que mesmo sem ser Pré-candidato a cargo eletivo esse ano, pedi licenciamento do cargo esse mês, porque na minha família, uma pessoa pretende sair Candidata. O advogado me orientou que não preciso me licenciar, mas, não acho ético e transparente estar a frente de uma instituição tão importante como UMES-GUAPI, que é muito maior que o Willian Moreno, tendo uma pessoa da minha família como pré-candidata esse ano. Não sei se retorno a Presidência da UMES-GUAPI, mas, caso não volte, esses 18 meses foram de muito trabalho e dedicação por minha parte, e espero ter contribuido de alguma forma, e a renovação no movimento estudantil na minha opinião é necessária até mesmo para a nossa independência.
Sobre a passeata, (continuei) não posso te dizer nada a respeito, sugiro que o Sr. Pergunte aos responsáveis por tal evento. O fato do Sr. Me dizer que não comunicaram as  autoridades de segurança isso sim me causa estranheza, pois no Conselho Municipal dos Grêmios estudantis que aconteceu no dia 26/05/2012, organizado pela UMES-GUAPI, estiveram presente representantes das quatros escolas estaduais em nosso Município e de três escolas Municipais, e durante esse evento, um diretor do Grêmio estudantil Nova Geração, me questionou, porque a UMES-GUAPI, não realizava uma passeata para orientar e fazer cumprir a Lei 3339/99 (Lei do passe Livre) pela empresa de ônibus Paraiso Verde ?  Expliquei que antes de realizar tal movimento, tentamos conversar com os donos da Empresa, como não fomos bem compreendidos, procuramos o MP, que entrou com uma Ação Cívil Pública contra a Paraíso Verde. Estamos aguardando a sentença do MP.
Caso seja necessário, iremos realizar SIM, a passeata, pois a Constituição Federal nos permite, porém, iremos comunicar todas as autoridades competentes com antecedência, iremos nos organizar para  tentar minimizar os transtornos a população de nossa Cidade.  

PS.: QUEIRA NOS DESCULPAR POR VENTURA ALGUM  ERRO DE DIGITAÇÃO OU DE PORTUGUÊS, 
"É QUE AINDA SOMOS ESTUDANTES, ESTAMOS APRENDENDO COM NOSSOS PROFESSORES".


WILLIAN MORENO
Presidente da União Municipal dos Estudantes de Guapimirim  (Gestão 2010/2012)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ABERTA SELEÇÃO PARA 900 VAGAS


ABERTA SELEÇÃO PARA 900 VAGAS EM CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL.


A Petrobrás, por meio do Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, levará cursos gratuitos na área de construção civil a municípios do entorno do empreendimento.
Há oferta de 900 vagas para armador, carpinteiro, eletricista, pedreiro e pintor. Deste local, 600 vagas serão disponibilizadas em São Gonçalo, 100 em Niterói, 100 em Maricá e 100 em Cachoeiras de Macacú.
As inscrições poderão ser feitas nos postos de atendimento, gratuitamente. O candidato deve apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência dos locais indicados até o dia 15 de julho. As provas serão realizadas em 23 de junho e a divulgação do resultado ocorrerá no início de julho. Os aprovados que estiverem desempregados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00 mensais.
Essa é uma das ações do Plano de Qualificação do Centro de Integração do Comperj, que tem como objetivo capacitar e qualificar a população do entorno do empreedimento para o desenvolvimento das vocações locais, em base competitivas e sustentáveis, para a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A participação dos cursos que terão aulas ministradas pelo Senai, proporcionará mais chances ao participante em sua carreira profissional. Mais detalhes no site do Comperj: www.petrobras.com.br/comperj ou pelo telefone 0800-789-001 / Opção 4.

Locais de inscrição:
-São Gonçalo:
Local: Senai - Rua Dr. Nilo Peçanha, 134 - Rodo
Horário: 9h às 18h

-Niterói:
Local: Senai - Rua General Castrioto, 460 - Barreto
Horários: 9h às 18h

-Cachoeiras de Macacu:
Local: Secretaria de Promoção Social e Trabalho - Rua Anicio Monteiro da Silva, Monteiro da Silva - Centro
Horário: 9h às 16h

-Maricá
Local: Secretaria de Educação - Prefeitura de Maricá - Rua Barcelar da Silva Bezerra - 105 - Boa Vista - Centro
Horário: 8h às 17h

Fonte: Informativo do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ